AutoLANDSCAPE 2012: Conhecendo a Tela do Programa

06/11/2020 - Augusto




Créditos e Ficha técnica: Acessa a ficha técnica que mostra os participantes do desenvolvimento do software.

Selecionar o item desejado


Seleção de itens:

Acessa a tela de seleção onde você pode buscar o item desejado pelo nome (científico ou popular - para plantas) ou por um filtro de características, marcando por tipo, ambiente ou uso. Para facilitar na seleção, esta caixa também exibe a miniatura das fotos dos itens.


Catálogo dos itens:

Acessa a tela de seleção com catálogo, onde além das miniaturas dos itens, você encontra também os dados botânicos. Clicando na foto do item você visualiza uma versão maior.


Mosaico com as fotos dos itens:

Acessa a seleção de itens através de mosaico de fotos. Ao clicar neste botão aparecem duas opções: Mosaico clássico e Mosaico em linha:

Mosaico Clássico:

A tela de mosaico clássica exibe uma grande quantidade de fotos dos itens na tela, porém, quanto maior a quantidade de itens exibidos, menor são as fotos, e isto pode atrapalhar um pouco na visualização dos detalhes do item. Esta tela também conta com uma caixa de busca que fica na parte superior.

Mosaico em Linha:

A tela de mosaico em linha é parecida com a clássica, também conta com a caixa de busca na parte superior, porém são exibidos menos itens por vez, mas com as fotos grandes, o que poderá facilitar na seleção por detahes da imagem.

Definir a dimensão do item


Dimensões:

Neste local você pode verificar as informações de dimensões do item selecinonado e também salvar novos esquemas de dimensões. Perceba que no lado direito desta caixa existe um botão com uma seta para baixo. Nele está marcado a opção Padrão, que são as dimensões predefinidas para o item selecionado. Para alterar as definições de dimensão, clique na seta para baixo e escolha a opção Editar Esquemas, ou digite os valores desejados e clique no botão Salvar.

Nas caixas de dimensão você encontrará as seguintes opções:

hm: Altura da muda
d: Distância de Plantio
Ø: Diâmetro da copa da planta adulta
h: Altura da planta


Marcar item como novo ou existente:

N: Quando o botão está com a letra N marcada, significa que o item selecinado será inserido no projeto como um item novo, ele será quantificado e aparecerá no orçamento.
E: Quando a letra E está marcada neste botão, significa que o item já existe no local (alguma planta que já faz parte do terreno e não será retirada), não aparecerá no orçamento mas fará parte do projeto.

Selecionar a Representação:


Seleção da representação para o item (bloco):

Este botão não tem um ícone de representação porque exibe o bloco que está selecionado e que será inserido no projeto. Perceba que ocupando a mesma área existem dois botões, o maior com o desenho do bloco selecionado é o Tipo de Representação e um menor com uma seta que é a Seleção de Bloco:


Tipo de Representação:

Neste botão você encontra diferentes tipos de representação para o projeto, e eles estão separados pelas seguintes categorias:

Áreas:

Recomendado para pisos e plantas com espaçamento de até 0,30m.

As opções de representação para áreas são:

Polígono sem preenchimento:

Hachura simples
Hachura colorida
Hachura preenchida
Hachura sólida
Hachura sólida + colorida
Hachura em degradê

Unidade:

Recomendado para mobiliários e plantas maiores (arbustos, árvores, palmeiras...)
as opções de representação para unidade são separadas por duas categorias: Simples e Detalhado. São elas:

Planta Baixa
Tema/ Preto e Branco
Colorido
Preenchido
Degradê

Elevação
Tema/ Preto e Branco
Colorido
Preenchido
Degradê

Modelo 3D
Tema/ Preto e Branco
Colorido


Desenho Executivo
Tema/ Preto e Branco

Inserção de Fotos:

Insere a foto do item selecinado. Sugerimos inserir fotos no PaperSpace.
Insere a foto do item (OLE)

Controle de desenhos:

Permite gerenciar os blocos escolhendo temas e cores com mais detalhes, podendo buscar os itens por nome científico, popular ou código.

Seleção de Bloco:

Este botão possibilita a troca rápida do tema e cores do bloco para o item selecionado. Ele funciona de duas maneiras: Se dentro das categorias Planta baixa, Elevação e modelo 3D estiver selecionado a opção/Tema Preto e Branco, o botão exibe outros temas para você escolher. Caso a opção selecionada dentro de uma das categorias acima seja colorido, preenchido ou degradê, o botão exibirá outras opções de cor.


Escolher o Tipo de Inserção:


Tipos de inserção no CAD
Neste local você encontra várias opções de inserção do item. Depois de passar pelo procedimento de selecionar a planta, ajustar as dimensões e escolher o tipo de representação, você deverá clicar em uma das opções de insersão.

Novo Polígono Simples: Cria uma polilinha distribuindo os itens nela de acordo com o espaçamento selecionado.

Novo Polígono Duplo: Cria duas linhas de itens utilizando uma polilinha.

Novo Polígono Triplo: Cria três linhas de itens utilizando uma polilinha.

Distribuição Livre com espaçamento constante: Permite distribuir os itens livremente para qualquer direção, porém o espaçamento entre as plantas será sempre o mesmo.

Distribuição Livre com Espaçamento Variável: Permite distribuir os itens livremente para qualquer direção, sem limitar espaçamento.

Distribui em uma Pline/Spline existente: Ao clicar em uma Pline, o software distribui a planta selecionada calculando o espaçamento.

Preenche uma Pline/Spline existe: Preenche a área selecionando pelo contorno.

Preenche com boundary: Preenche a área selecionada clicando no centro de uma polilinha fechada.

Converte um item desenhado para este item: Permite clicar em um item já inserido e converter para o item que está selecionado no AutoLANDSCAPE mantendo a mesma posição.

Insere Único Item: Permite inserir uma unidade do item selecionado no local desejado. Depois de clicar no ponto de inserção, é possível ajustar o ângulo antes de finalizar o comando.

Inserir Informações do Item:


Informações do item:
Este botão exibe todas as informações botânicas do item selecionado. Basta clicar no botão para ativar o comando e em seguida clicar no item que foi inserido no projeto.


Chave de identificação:
Insere uma chave de identificação no item selecionado. Ao clicar no item, é necessário clicar em mais dois pontos para puxar a chave. A chave de identificação exibe alguns dados que já vão como padrão no programa, mas é possivel alterar. Para alterar a configuração das chaves você precisa acessar as configurações do sistema.


Tabela

Clicando neste botão aparecem algumas opções:

Abre Orçamento LND:

Permite importar um arquivo LND. LND é uma extensão do AutoLANDSCAPE na qual você pode salvar uma lista de itens inseridos no projeto, com toda informação de quantidade e dimensões, e é apartir dele que será gerado o orçamento.

Quantifica e Gera Legenda:

Com apenas um clique ele uma quantificação de todos os itens inseridos no projeto e abre uma tela para a configuração e inserção da legenda.


Troca a representação dos itens:

Através deste botão é possível trocar toda a representação gráfica do projeto sem a necessidade de redesenhar todo o projeto. Digamos que você criou um projeto de apresentação com os blocos coloridos e quer gerar uma nova prancha com o desenho executivo (blocos que mostram a posição das covas), basta selecionar na caixa que será aberta o tipo de representação Desenho executivo e clicar em Troca Todos.

Extras:


A categoria extras possui seis importantes opções para a utilização no projeto:

Inserção de Paper Space: Configura os dados da página através de um assistente, que, com poucos passos gera um layout personalizado.

Inserção de Símbolos: Abre a seleção de blocos com pessoas, veículos, trânsito...

Excluir informações: Permite excluir as informações de uma Pline/ Spline.

Grelha: Gera uma grelha para auxiliar no posicionamento dos itens.

Veja Também

  • AutoLANDSCAPE 2012: Como faço para visualizar Informações do Item
  • AutoLANDSCAPE 2012: Como inserir uma chave de identificação
  • AutoLANDSCAPE 2012: Como trocar os itens já inseridos no projeto
  • AutoLANDSCAPE 2012: Tipos de Inserção
  • AutoLANDSCAPE 2012: Extras
  • AutoLANDSCAPE 2012: Catálogo
  • AutoLANDSCAPE 2012: Dimensões
  • AutoLANDSCAPE 2012: Tabela
  • AutoLANDSCAPE 2012: Seleção de Itens
  • AutoLANDSCAPE 2012: Seleção de Representação de Item

  • Categoria: AutoLANDSCAPE | AutoLANDSCAPE 2012 | AutoLANDSCAPE 2012: Conhecendo a Tela do Programa
    30 ms
    AutoLANDSCAPE
    Conheça o programa de paisagismo AutoLANDSCAPE, CAD para paisagismo, planta baixa humanizada e paisagismo em 3D
    Quero conhecer