Setorizar o Projeto


Para Setorizar o projeto, usaremos o exemplo abaixo:



1. Tela "Diagrama / Setorizar"

O primeiro passo é selecionar o botão Diagrama. Depois, a janela de Diagrama será aberta com a lista dos itens usados no projeto.

A tela "Diagrama / Setorizar" é organizada em abas, a primeira com o Diagrama apresenta uma análise hidráulica do seu projeto. Na coluna da esquerda você verá cada aspersor, origem d`água e válvula do projeto. Clicando sobre cada elemento o HydroLANDSCAPE apresenta uma série de informações para lhe auxiliar.

Para setorizar o projeto, clique na aba Setorizar e depois no botão Criar Setor.

O Número de setores que você vai utilizar depende do projeto, o auxílio do HydroLANDSCAPE está na visão geral oferecida por ele. Muitos fatores podem interferir na determinação dos setores, relevo, distância entre os aspersores, lay-out do projeto, etc. Esta é uma recomendação baseada simplesmente na vazão que pode ser fornecida pela bomba selecionada.

No HydroLANDSCAPE cada origem d`água recebe uma letra, a primeira é A, a segunda B, e assim por diante. Assim os setores da bomba "A" serão A1, A2, A3, etc e os setores da origem "B" serão B1, B2, ... etc.

Definindo a performance da bomba e a quantidade de setores podemos ir para a aba "Setorizar" e clicar no botão "Criar Setor" três vezes para criar os três setores que iremos utilizar neste projeto: A1, A2 e A3.

Após criar os setores, selecione o setor e clique em Selecionar Aspersores para que você possa clicar no CAD os aspersores que estarão em cada setor, clique em ENTER para encerrar a seleção e acompanhe na tela Diagrama / Setorizar a vazão atualizada de cada setor.

Para facilitar e agilizar a explicação das funcionalidades do HydroLANDSCAPE, vamos utilizar três setores, mesmo que neste caso a setorização não esteja perfeita. Assim o resultado da setorização será como na imagem abaixo:



2. Válvulas

Para setorizar as válvulas, faça o mesmo procedimento usad para setorizar os aspersores.

Selecionando as válvulas, clique no botão "Válvula" para inserir cada uma no CAD, próxima ao primeiro aspersor de cada setor, depois volte na tela "Diagrama / Setorizar", para indicar o setor de cada uma. Neste momento seu projeto estará setorizado, faltando traçar os tubos para o dimensionamento final.

Veja Também

  • Conectando Tubos Automaticamente
  • Cálculo de Dimensionamento do Projeto
  • Interpolação por Curva de Nível

  • Categoria: HydroLANDSCAPE | HydroLANDSCAPE 2016 | Cálculos hidráulicos | Setorizar o Projeto
    10 ms
    HydroLANDSCAPE
    Conheça o HydroLANDSCAPE, software técnico para projeto de irrigação de paisagismo e áreas rurais
    Quero conhecer