Transformando o dia em noite
OBS.: Está matéria foi publicada para o PhotoLANDSCAPE 2006, embora possa ser utilizada de forma parecida no PhotoLANDSCAPE 2009.
Este artigo foi publicado na revista eletrônica da AuE Soluções, na coluna matérias técnicas, no mês de março de 2006.
Veja abaixo o conteúdo completo:
PhotoLANDSCAPE: Transformando o dia em noite
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 03/02/2006
Este mês, vamos aprender a simular um visual noturno em uma foto tirada durante o dia usando o PhotoLANDSCAPE. Para isso, usaremos algumas ferramentas como o "polígono". Vamos começar inserindo a foto do terreno onde será feita a fotomontagem. Neste caso, é melhor que apareça parte do céu para realizar a modificação. Ao inserir a foto, redimensione-a para o tamanho desejado.

Ajustaremos, agora, o brilho e o contraste, retirando parte de sua luminosidade. Tenha cuidado para não exagerar pois, ao deixar a foto muito escura, os objetos nela presentes podem perder a definição. O objetivo é dar um tom acinzentado ao terreno.

Feito isso, quase todo o terreno estará com o visual noturno - exceto o céu. Então, escureceremos apenas o céu usando uma seleção sobre ele.

Com a ferramenta "polígono", faça um desenho (seleção) que cubra todo o céu, contornando os objetos na foto, de modo que apenas o céu seja selecionado. Depois, clique no botão com um baldinho, selecione a cor cinza escuro e acione a opção "realce". Clique depois no botão ao lado (com um pincel) e selecione a opção "sem borda".

Como vemos na figura abaixo, o céu escureceu. Mas para que essa visualização seja mais realista, precisaremos colocar algumas fontes de luz.

Uma fonte de luz natural, como a lua, se encaixa perfeitamente nesse caso. Para criar esse efeito de luar, basta fotografar o satélite e editar a foto no "AuE Raster Edit" ou, ainda, usar uma "bola de argamassa", encontrada no sistema, e aumentar a sua luminosidade, elevando o contraste ao máximo. Importante: lembre-se de redimensioná-la para o tamanho desejado.

Colocamos, ainda, formas de luz artificial na fotomontagem, alterando também o seu brilho e contraste. Para que os postes pudessem parecer acesos, retiramos o brilho e aumentamos o contraste ao máximo. Este poste também se encontra no banco de dados do PhotoLANDSCAPE.

Depois de prontas as fontes de luz, é preciso lembrar que qualquer outro mapa inserido no terreno projetará uma sombra no solo e terá um dos lados iluminado.
Dica: Use sempre a opção "ajusta brilho, contraste e gama" para que sua fotomontagem tenha maior valor visual.

Assim, terminamos mais uma matéria técnica, mostrando que a melhor forma de utilizar uma ferramenta é usando a criatividade.
Caso necessite de mais informações, entre em contato com o nosso setor de Suporte, de segunda a sexta, das 09:00h às 18:00h, por telefone, chat ou e-mail.
Veja Também
Assistente de Inclusão de FotosImprimindo relatório de plantas do projetoComo Fazer Reflexo no PhotoLANDSCAPEComo fazer um espelho d água com o PhotoLANDSCAPEComo fazer uma piscina com o PhotoLANDSCAPEComo melhorar um gramado na fotomontagemComo mudar a cor de uma casa no PhotoLANDSCAPEComo retirar objetos existentes da foto do terrenoComo rotacionar fotos no PhotoLANDSCAPERealçando o projeto a ser executadoSombras no PhotoLANDSCAPEExportando a fotomontagem arquivo JPEG e BMPDesenvolvendo uma fotomontagem passo-a-passoIncluí uma planta e ela não aparece no PhotoLANDSCAPEGuia rápido PhotoLANDSCAPE