Cálculo da Precipitação dos setores


Os catálogos dos fabricantes de aspersores normalmente trazem a precipitação em mm/h para cada bocal, considerando o espaçamento perfeito entre os aspersores (pé-no-pé), como destacado na figura abaixo. Porém, como os projetos de paisagismo não são feitos obedecendo os espaçamentos ideais dos aspersores, normalmente o espaçamento final entre os aspersores não corresponde exatamente ao valor definido na tabela.

Exemplo de tabela de performance de bocal com precipitação para disposição ideal dos aspersores

Por isto, o HydroLANDSCAPE possui uma ferramenta para que o projetista possa encontrar facilmente a precipitação de seus setores, para evitar o desperdício d´água e obter o tempo dos setores com maior precisão e rapidez.

Para verificar a precipitação, vá na tela de dimensionamento e clique no botão de precipitação, depois selecione 4 aspersores de um mesmo setor, como na figura abaixo:

Verificando a precipitação de um setor, clique em 4 aspersores

Na tela de precipitação o HydroLANDSCAPE destaca os aspersores selecionados e calcula a vazão total, a área e a precipitação dentro do polígono formado por eles. Você poderá então informar a Evapotranspiração diária de sua região ou a lâmina d´água que deseja aplicar para obter o tempo necessário.

Para este cálculo é necessário também informar a eficiência esperada para o sistema, normalmente adota-se os seguintes valores:

Eficiência para Sprays: 60%
Eficiência para rotores: 80%
Eficiência para rotativos: 80%

Tela onde é feito o Cálculo do tempo de irrigação

Veja Também

  • Como trocar uma válvula na tela de dimensionamento hidráulico
  • Descrição das abreviações usadas no cálculo hidráulico
  • A letra da Origem

  • Categoria: HydroLANDSCAPE | HydroLANDSCAPE 2009 | Cálculos hidráulicos | Cálculo da Precipitação dos setores
    0 ms
    HydroLANDSCAPE
    Conheça o HydroLANDSCAPE, software técnico para projeto de irrigação de paisagismo e áreas rurais
    Quero conhecer