Cálculo de Dimensionamento do Projeto


Depois de setorizar o projeto e conectar os tubos, o próximo passo é fazer o cálculo de dimensionamento do projeto.

Nosso próximo passo é realizar os cálculos hidráulicos.
O HydroLANDSCAPE pode dimensionar a tubulação e realizar todos os cálculos hidráulicos utilizando a fórmula de hazen-willians.

ATENÇÃO: Para calcular seu projeto com o HydroLANDSCAPE é preciso que todos os aspersores e válvulas estejam setorizados. Além disto é preciso conectar com tubos a origem, as válvulas e os aspersores.



Com o desenho pronto, clique em Dimensionar.

1) Verificando o circuito
O primeiro passo é clicar no botão Circuito, o HydroLANDSCAPE irá verificar se os itens de irrigação estão conectados. Se houver algum item desconectado o programa não irá desenhá-lo, você deve clicar em Redesenha para que o programa destaque os itens desconectados, como na figura abaixo:



Para posicionar corretamente os tubos nos aspersores, válvulas e na origem, use a opção de precisão do CAD (OSNAP) INSERT POINT.

Na Wiki da AuE Soluções tem um artigo com dicas para "acertar" o ponto de inserção dos aspersores/válvulas.


2) Calculando a Linha Lateral
Quando o botão "circuito" não marcar nenhum ponto em vermelho, seu projeto estará pronto para ser calculado.

Antes de dimensionar, clique em Tubos para indicar quais tubos você deseja utilizar no dimensionamento.

Se for necessário, você pode cadastrar novos tubos na base de dados. Para isto utilize o programa HydroManager acessível a partir da tela Sistema AuE Paisagismo.

Com os tubos selecionados, basta clicar em Calcular L.L. para que o programa dimensione a Linha Lateral do sistema.

Note na tela abaixo que a tubulação foi dimensionada de forma telescópica (o diâmetro do tubo diminui na medida em que a vazão diminui).

O HydroLANDSCAPE dimensiona a tubulação acumulando a vazão consumida por cada aspersor, do mais distante ao mais próximo da válvula, considerando os desníveis do terreno e optando pelo tubo de menor diâmetro onde a velocidade da água fique menor que o valor estipulado (o padrão é 1,5m/s, mas você pode alterar). Você pode visualizar o cálculo detalhado clicando em "Analise" e selecionando o setor desejado.

3) Calculando a Linha Principal
Quando o cálculo da linha lateral, com as válvulas adequadas, estiver pronto, clique no botão para calcular a linha principal.

A Linha Principal é dimensionada utilizando as necessidades de pressão e vazão do setor mais exigente. Por isto a linha principal deve ser calculada após o cálculo da linha lateral.

4) Relatório de Memória de cálculo
Você pode conferir os cálculos ou documentar seu trabalho visualizando a memória de cálculo.

5) Aplicando alterações no projeto

Finalmente, para concluir o dimensionamento, você deve clicar no botão Aplicar para que o seu desenho no CAD seja alterado de acordo com os dados da tela de dimensionamento.

Ao aplicar as alterações, você não notará modificações no visual do projeto, mas as informações são alteradas e, clicando no botão Informa e nos tubos, poderá ver que foram aplicadas.

Veja Também

  • Setorizar o Projeto
  • Conectando Tubos Automaticamente

  • Categoria: HydroLANDSCAPE | HydroLANDSCAPE 2012 | Cálculos hidráulicos | Cálculo de Dimensionamento do Projeto
    0 ms
    HydroLANDSCAPE
    Conheça o HydroLANDSCAPE, software técnico para projeto de irrigação de paisagismo e áreas rurais
    Quero conhecer