Cálculo de Mudas em Áreas e Distribuição em Canteiros


Capitular Para representação gráfica de plantas o AutoLANDSCAPE usa o esquema de mudas e o esquema de áreas. No esquema de mudas cada planta é representada individualmente e no esquema de área os canteiros são representados como um polígono que pode ser preenchido com hachuras.



Desta forma, para representar um canteiro onde serão inseridas "n" mudas existem duas opções, usando mudas e usando áreas. A vantagem da primeira é a representação mais elaborada enquanto a vantagem da segunda é um desenho mais "leve" que exige menos processamento. Obviamente dependendo do espaçamento adotado e da escala de impressão um conjunto de "mudas" pode gerar um "borrão" preto impresso.

De uma forma geral, para espaçamentos de até 30cm, é recomendável que seja adotada a distribuição ou plantio em áreas, para evitar uma sobrecarga desnecessária em seu desenho.



Uma das características mais importantes do AutoLANDSCAPE é a quantificação do projeto, ou seja, ao final do desenho, bastam poucos cliques do mouse para você obter a listagem com todos os itens (plantas, mobiliários e pisos) utilizados no projeto. Assim, esta matéria pretende mostrar como é feito o cálculo das mudas nos canteiros.

Para a distribuição de mudas dentro de um canteiro, o AutoLANDSCAPE permite que o próprio usuário escolha o método, em quadrados ou em triângulos. A diferença nestas duas formas de distribuição é a densidade e a qualidade do preenchimento dos canteiros.



Na figura acima, é possível notar que o preenchimento em triângulos possui um maior adensamento e, por sua forma de distribuição, irá apresentar na conclusão do plantio uma cobertura mais homogênea, enquanto no preenchimento em quadrados será possível ver o solo até que as plantas se desenvolvam e cubram totalmente o terreno.

Como a opção de um método de plantio por outro varia conforme o escritório de projeto e/ou empresa de paisagismo, o AutoLANDSCAPE (desde a versão 2002) permite que o próprio usuário defina como prefere trabalhar. Como padrão (a definição que "sai de fábrica"), o programa adota o cálculo da quantidade de mudas para áreas e a forma de distribuição para mudas em triângulos (internamente ele chama de distribuição em 60º).

Você tem o controle da forma de distribuição na área de Configuração do Sistema > Opções de Desenho.

Aba ângulos.

É só escolher qual ângulo de distribuição deseja, clicar no botão SALVAR, e OK.

Veja Também

  • Configuração com o CAD

  • Categoria: AutoLANDSCAPE | AutoLANDSCAPE 2018 | Configurações do AutoLANDSCAPE 2018 | Cálculo de Mudas em Áreas e Distribuição em Canteiros
    10 ms
    AutoLANDSCAPE
    Conheça o programa de paisagismo AutoLANDSCAPE, CAD para paisagismo, planta baixa humanizada e paisagismo em 3D
    Quero conhecer