Como incluir e recortar fotos de itens no banco de dados


Este artigo foi publicado na revista eletrônica AuE Paisagismo, na coluna dicas técnicas.

Veja o conteúdo completo do artigo abaixo:

PhotoLANDSCAPE 2012: Como incluir e recortar fotos de itens no banco de dados
Autor: Rafael Lino - Data: 16/10/2013




Capitular Mesmo apesar de o Banco de Dados do software possuir uma grande quantidade de itens, pode ser possível que exista algo que você queira utilizar ainda não esteja cadastrado no sistema ou mesmo seja um item que só você utilize. Contudo não é necessário se preocupar porque existe um recurso para que você possa incluir itens no Banco por conta própria. Veremos agora como fazer:

Primeiro iremos abrir o aplicativo DataManager na página inicial do sistema.



Note que os itens que aparecem na lista possuem uma ficha com vários dados. É o que você irá fazer agora, criar a ficha do seu item. Para isso, escolha a categoria ao qual ele pertence (plantas, pisos, mobiliários por exemplo.) e clique no botão Incluir na parte de baixo da janela.



A seguinte janela irá se abrir:



Podemos optar por incluir um novo item com a ficha em branco ou utilizar os dados de uma existente para criar outra. Selecione uma das opções e de OK.

Os campos de informação ficarão em branco para serem preenchidos ou se for de uma ficha existente poderão ser alterados. Após preencher os dados clique no botão Salvar abaixo:



Feito a parte de criação da ficha do item, agora incluiremos uma foto para o mesmo. Clique no botão Fotos abaixo:



Esta outra janela se abrirá. Utilizaremos a forma mais prática de inclusão, clique em Assistente de Inclusão:



Uma tela de boas vindas vai se abrir e depois de avançar, escolhemos se queremos adicionar uma foto de um local existente em nosso computador ou se escaneamos uma.



Depois de mostrar o local onde está nossa imagem, o programa agora mostra uma janela para que formamos alguns dados sobre nossa imagem. Não é obrigatório preencher todos os campos, mas pelo menos o autor da foto deve ser informado.



Após avançar mais uma vez, nos é mostrado uma janela com uma pequena caixa para que esta foto seja também adicionada ao MAPsManager e editada posteriormente. É importante que esta caixa esteja marcada, caso contrário será adicionada apenas a foto no Banco de Dados e não poderá ser usado um Mapa dentro do PhotoLANDSCAPE. Abaixo dela podemos definir um responsável pelo tratamento da imagem.



Tudo estando correto é só avançarmos mais uma vez para que o assistente inclua as fotos no sistema. Se quisermos continuar incluindo fotos para esse mesmo item deixamos a caixa embaixo marcada.



O próximo passo é ir até o MapsManager para recortar a foto que adicionamos.



Digitamos o nome dela na caixa de busca e nosso item vai aparecer na lista e com a foto inserida a direita.



Clicamos em cima da foto que inserimos e um menu com algumas opções irão ser exibidas. Escolhemos alterar MAPS para iniciar o recorte.



O Editor Raster é aberto para Editarmos nossa fotografia.



O ultimo passo da nossa inclusão é fazer o recorte da imagem. Utilize o polígono para selecionar as áreas que você deseja remover da imagem e clique com o botão direito para fechar a seleção, depois clique com o esquerdo para remover ou tecle Enter duas vezes.



Com o carimbo removemos partes indesejadas de nossa imagem, caso seja necessário. Clique com o botão direito na área em que quer sobrepor e depois com o esquerdo em cima da indesejada.



Depois de recortada utilize a ferramenta Crop para retirar os espaços vazios em volta da imagem. Aproxime utilizando os cantos do retângulo de seleção próximo da foto.



O tempo que este procedimento leva depende da complexidade dos detalhes da imagem e da habilidade com as ferramentas do Editor. Recomendo que vá salvando a medida em que for trabalhando na imagem. Com um pouco de prática, tenho certeza que você irá se familiarizar com as ferramentas de Edição.

Agora sua foto já está pronta para ser utilizada dentro do PhotoLANDCAPE, é só buscá-la da mesma forma que os outros itens na barra do Banco de Dados a direita e clicar para inserir dentro da área de trabalho.


Até a próxima.

Veja Também

  • Perguntas Frequentes
  • Conhecendo a tela do programa
  • Entendendo a fotomontagem
  • Controle da fotomontagem
  • Apresentar para o cliente
  • Gerar Orçamento
  • Criar novos Mapas
  • Como criar um vídeo ou slide de apresentação do seu projeto
  • Diferentes possibilidades de apresentação
  • Integração com o CalcLANDSCAPE
  • Recursos para facilitar a seleção de objetos
  • Sombra, reflexo e qualidade das imagens
  • Aprenda colorir paredes e muros
  • Fotomontagem noturna com spots de luz
  • Projeto passo-a -passo
  • Alternar entre os mapas do mesmo item
  • Diferentes formas de apresentação do projeto

  • Categoria: PhotoLANDSCAPE | PhotoLANDSCAPE 2012 | Como incluir e recortar fotos de itens no banco de dados
    0 ms
    PhotoLANDSCAPE
    Conheça o PhotoLANDSCAPE, software para apresentação de projetos de paisagismo com fotomontagem
    Quero conhecer