Conectar Tubos


Para conectar os tubos, usaremos o seguinte exemplo:



Podemos conectar a tubulação de duas formas:

1) Determinando a tubulação manualmente.
A partir de sua experiência você pode desenhar os tubos já determinando os diâmetros definitivos que serão implantados no projeto. Para isto, na aba Tubos você tem a opção de escolher o tubo, definir se é o ramal principal ou secundário e desenhar.

2) Determinando a tubulação automaticamente.
O HydroLANDSCAPE pode distribuir a tubulação no projeto de forma automática. Para que o HydroLANDSCAPE posicione a tubulação todos os equipamentos de irrigação devem estar setorizados corretamente. É importante porém que após a inserção automática você verifique a distribuição para acertar ou ajustar o projeto buscando uma distribuição mais econômica e/ou mais viável.

Para conectar os pontos hidráulicos com a tubulação de forma automática utilize a opção Conectar.

Após clicar em conectar escolha linha principal, secundária ou ambas e selecione no CAD qual área do projeto deverá ser conectada.



O programa irá buscar o caminho mais curto em linha.



Desta forma você pode repetir o processo para conectar todos os tubos do projeto.

Desenhando a tubulação desta forma, o próximo passo é utilizar o programa para realizar os cálculos hidráulicos para determinar os diâmetros da tubulação.

3) Determinando a tubulação de forma semi-automática.
Na maioria dos casos o traçado da tubulação deve ser inserido manualmente e o cálculo hidráulico realizado pelo HydroLANDSCAPE.

Para determinar manualmente o traçado da tubulação utilize a aba Tubos do HydroLANDSCAPE, ignore o tubo selecionado e insira o tubo clicando em Principal (o tubo principal liga as válvulas à origem) ou secundário (liga os aspersores na válvula).



No CAD os tubos são representados por linhas conectadas e cada ponto hidráulico (aspersor, válvula, origem) deve ser conectado por um tubo utilizando a precisão INSERT do CAD.



Neste nosso exemplo, você pode inserir os tubos manualmente ou automaticamente, o resultado final ficará como no desenho abaixo:



Veja Também

  • Representar Tubos que se cruzam
  • Orientação para disposição da tubulação
  • Como excluir todos os tubos de um projeto

  • Categoria: HydroLANDSCAPE | HydroLANDSCAPE 2016 | Conhecendo a Tela do Programa | Aba Tubos | Conectar Tubos
    0 ms
    HydroLANDSCAPE
    Conheça o HydroLANDSCAPE, software técnico para projeto de irrigação de paisagismo e áreas rurais
    Quero conhecer