Criação de Montes e Platôs


Com o projeto aberto no CAD, podemos criar o contorno do talude. Em seguida, devemos clicar no ícone VisualPLAN e aguardar que o projeto seja aberto na nova tela com sua visualização humanizada e em 3D.


Figura 1: Abrindo o projeto do CAD no VisualPLAN.

Com o projeto aberto na tela do VisualPLAN, podemos fazer algumas edições e excluir determinados objetos. Lembrando que qualquer alteração realizada na planta ocorrerá também na vista 3D. Percebe-se que o VisualPLAN possui uma barra de ferramentas com características e recursos semelhantes aos do AutoLANDSCAPE, sendo assim, sua utilização é bastante simples.

Nesta tela, para a criação de platôs, o primeiro passo é selecionar a ferramenta "Polígono" criar o contorno desejado seguindo as linhas feitas anteriormente no CAD e apertar "Enter" para concluir a forma. Lembrando que o desenho deve ser realizado na visualização em planta baixa.


Figura 2: Utilizando o polígono no VisualPLAN.

Em seguida, na aba "Terreno" e em "Criação de platôs" é preciso inserir a altura desejada no campo "Altitude" e preencher o campo "Inclinação" conforme desejado no projeto. Neste caso usamos o valor 3 (metros) para altitude e 45° para inclinação. Por último devemos clicar sobre o polígono criado e selecionar a opção "Converte".


Figura 3: Criando o platô no VisualPLAN.

Perceba que o talude desenhado na planta aparece na visualização 3D com as especificações definidas.


Figura 4: Representação do platô em 3D no VisualPLAN.

Para a criação de montes o procedimento é bem semelhante ao descrito anteriormente para os platôs. Neste caso, altera-se apenas os ícones a serem selecionados. Desta forma, deve-se desenhar o polígono, determinar suas alturas, selecioná-lo e clicar na opção "Converte" na aba "Criação de montes".


Categoria: VisualPLAN | VisualPLAN 2018 | Conhecendo a tela do programa | Aba Terreno | Criação de Montes e Platôs
10 ms
VisualPLAN
Conheça o programa de paisagismo VisualPLAN, planta baixa humanizada e paisagismo em 3D
Quero conhecer