Definindo a bomba


Capitular Ao iniciar um projeto de irrigação, o primeiro passo do projetista é definir se irá utilizar uma bomba ou a água fornecida pelo Hidrômetro (em Portugal, medidor).

Neste artigo vou destacar como é o processo em um projeto onde definimos a origem no final do processo. Vamos considerar a irrigação de uma residência, onde iniciamos distribuindo aspersores.

O próximo passo será setorizar, e para isto o HydroLANDSCAPE exige que a origem, esteja pelo menos posicionada no projeto. Vamos clicar na barra do HydroLANDSCAPE na opção Origem.



Na tela de inclusão de origens vamos selecionar a opção Bomba e em seguida, marcar a opção Dimensionar depois (vamos inserir a origem sem definir os valores de pressão e vazão, para utilizar os valores que serão gerados pelos cálculos hidráulicos do programa). Ao clicar no botão Incluir, será necessário posicionar a origem no projeto.

Com a posição da origem definida, é possível concluir o projeto, traçando as tubulações e calculando, como foi mostrado na matéria Dimensionamento hidráulico

Para analisar o circuito e calcular as linhas lateral e principal, vamos clicar no botão Dimensionar e em seguida utilizar os botões Circuito > Calcular LL > Calcular LP.



Após calcular o projeto, o HydroLANDSCAPE irá destacar a origem para informar os valores necessários obtidos pelo cálculo. Neste ponto, basta clicar na origem para obter os dados de pressão e vazão necessários na bomba. Veja na tela abaixo:



Perceba que do lado direito da tela mostrada acima existe uma opção Troca. É este botão que vamos utilizar para definir a bomba que será utilizada neste projeto.



Ao clicar no botão Troca, uma tela é apresentada com com um desenho explicativo na parte de cima. Logo abaixo nós podemos encontrar algumas opções, dentre elas a informação da pressão na irrigação, que será utilizado para chegarmos na Altura Manométrica Total (AMT).

Vamos preencher os 3 campos necessários para que o programa calcule o AMT:


O Primeiro campo é a altura de sucção (h2), que é o comprimento do cano utilizado para puxar a água do reservatório. Neste exemplo utilizamos 3 mca.


O segundo campo é a altura complementar (h1), que é o comprimento do cano que liga a bomba ao circuito. No exemplo utilizamos 4 mca.


Para finalizar, será necessário preencher o comprimento total do tubo, que será a soma do comprimento do tubo de sucção e do complementar, que neste caso é 7.


Por fim, o programa exibe AMT no canto inferior esquerdo da tela. Vamos clicar em Avançar.
Ao clicar no botão Troca, uma tela é apresentada com com um desenho explicativo na parte de cima. Logo abaixo nós podemos encontrar algumas opções, dentre elas a informação da pressão na irrigação, que será utilizado para chegarmos na Altura Manométrica Total (AMT).

Vamos preencher os 3 campos necessários para que o programa calcule o AMT:


  • O Primeiro campo é a altura de sucção (h2), que é o comprimento do cano utilizado para puxar a água do reservatório. Neste exemplo utilizamos 3 mca.


  • O segundo campo é a altura complementar (h1), que é o comprimento do cano que liga a bomba ao circuito. No exemplo utilizamos 4 mca.


  • Para finalizar, será necessário preencher o comprimento total do tubo, que será a soma do comprimento do tubo de sucção e do complementar, que neste caso é 7.


  • Por fim, o programa exibe AMT no canto inferior esquerdo da tela. Vamos clicar em Avançar.



A tela mostrada acima exibe um detalhado catálogo de bombas, e o mais importante, como o programa calculou a altura manométrica, ele cria um filtro automático sugere uma lista de bombas que vão funcionar em seu projeto.

Depois de selecionar a bomba com a performance desejada, basta clicar em incluir para que a bomba seja inserida no projeto.



Obs.: Será necessário analisar o circuito e calcular as linhas para obter as informações corrigidas.

Veja Também

  • Inserir Origem
  • Selecionar o fabricante dos aspersores
  • Selecionar Bocais
  • Inserir Válvulas
  • Tubulação
  • Representação gráfica do sistema de irrigação
  • Orientação para disposição da tubulação

  • Categoria: HydroLANDSCAPE | HydroLANDSCAPE 2016 | Desenvolver o projeto | Definindo a bomba
    10 ms
    HydroLANDSCAPE
    Conheça o HydroLANDSCAPE, software técnico para projeto de irrigação de paisagismo e áreas rurais
    Quero conhecer