Diferentes formas de inserir fotos no projeto


Este artigo foi publicado na revista eletrônica AuE Paisagismo, na coluna dicas técnicas.

Veja o conteúdo completo do artigo abaixo:

AutoLANDSCAPE: Diferentes formas de inserir fotos no projeto
Autor: Davi Severiano - Data: 12/08/2013




Capitular Muitos usuários do AutoLANDSCAPE tem enviado perguntas sobre inserir fotos dos itens no projeto de CAD. Se tem como fazer isto e qual é o procedimento. Na matéria deste mês, preparei um tutorial com as diferentes formas de inserção de fotos no projeto de CAD. Acompanhe os passos e treine esta função em seu software.

Existem 3 caminhos diferentes para fazer a inserção de fotos na tela do CAD pelo AutoLANDSCAPE:


  • Pelo botão Inserção de Fotos que pode ser acionado pela barra de seleção de representação gráfica (a tela onde selecionamos se nosso desenho será inserido em planta baixa, elevação, 3d ou fotos).

    A limitação neste botão é que você insere apenas a primeira foto representativa do item selecionado, ou seja, não há como escolher qual foto será inserida na tela através desta opção.

  • Pela tela de informações do item que é exibida ao clicar no botão Informa e selecionar a planta em seguida.

    Nesta tela é possível escolher qual foto da planta será inserida.

  • Pela tela de inserção de legendas que possui uma aba chamada fotos que permite inserir as fotos dos itens no cad com mais opções de personalização. Por exemplo, por esta tela é possível selecionar uma quantidade de colunas de exibição das fotos e também escolher qual foto da planta será inserida.

Botão Inserção de Fotos



Para inserir fotos pelo botão de inserção de fotos, primeiro vamos inserir algumas plantas na tela do CAD.



Para selecionar a planta desejada você precisará clicar no botão de seleção de itens que fica ao lado esquerdo da barra.



Com a planta selecionada na barra, vamos clicar no botão de seleção de representação e escolher a opção Insere a foto do item (OLE).



Aparecerá um botão verde com o icone de uma máquina de fotos. Clique neste ícone para que a inserção de fotos seja ativada na barra do CAD e em seguida posicione a foto no local desejado.



É interessante posicionar a foto do item ao lado da chave de identificação do mesmo.

Botão Informa




Na barra do AutoLANDSCAPE existe um botão que mostra as informações do item selecionado. É o botão Informa.



Clique no botão informa e em seguida clique em uma das plantas que foram inseridas no projeto. Uma tela com as informações do item selecionado aparecerá:



Para inserir a foto, basta clicar no botão que fica no canto inferior esquerdo da tela, Inserir imagem no CAD. Depois de clicar no botão, basta clicar no ponto da tela do CAD onde você deseja inserir a foto.

Tela de Legenda



Outra opção de inserção da foto é a tela de legenda. Para acessar esta tela é necessário possuir plantas inseridas no projeto, clicar no botão tabela e escolher a opção Quantifica e gera legenda.



Uma tela será aberta com as opções de inserção de legenda. Na parte superior desta tela você encontrará 3 abas: Legenda dos itens, Detalhes e Fotos. Ao selecionar a aba fotos você irá visualizar as fotos dos itens disponíveis para inserção. Clicando em qualquer uma destas imagens a foto poderá ser posicionada na tela do CAD, porém, esta tela possui outras opções de inserção que agilizam e aprimoram a apresentação das fotos.



Perceba que na aba Foto da tela de legenda existe uma opção Colunas:



Esta opção permite inserir as fotos de todos os itens que compõem o projeto, em apenas um clique. Selecione a quantidade de colunas desejada para que o programa faça a distribuição. Para finalizar, clique na tela do CAD, no local desejado e as fotos serão todas inseridas formando a quantidade de colunas selecionada.



Neste exemplo eu havia inserido apenas 3 plantas. Se eu escolhesse a inserção com apenas uma coluna, as 3 fotos ficariam uma embaixo da outra, ou seja, alinhadas verticalmente. Como informei ao programa que as fotos seriam inseridas em 3 colunas, as fotos ficaram alinhadas horizontalmente.

Se houvessem mais plantas em meu projeto, elas obedeceriam o limite de 3 colunas que selecionei e as outras fotos seriam alinhadas em baixo das 3 primeiras. Veja o exemplo:



Tente fazer todos os procedimentos mostrados nesta matéria para que você saiba qual das opções será mais interessante utilizar para cada tipo de projeto.

Está com dúvidas em alguma função ou tem alguma ferramenta que você gostaria de ver em um tutorial passo a passo? Poste abaixo o seu comentário. A sua dúvida pode virar a próxima matéria.

Veja Também

  • Perguntas frequentes
  • Conhecendo a tela do programa
  • Criar o desenho
  • Impressão
  • Banco de dados
  • Configurações do AutoLANDSCAPE
  • Tabela e Orçamento
  • Como incluir um novo item com desenho para AutoLANDSCAPE
  • Inclusão Rápida de Itens
  • AutoLANDSCAPE 2012: projeto passo-a-passo
  • Como criar tabelas no AutoLANDSCAPE
  • janela se sobrepondo no AutoLANDSCAPE

  • Categoria: AutoLANDSCAPE | AutoLANDSCAPE 2012 | Diferentes formas de inserir fotos no projeto
    0 ms
    AutoLANDSCAPE
    Conheça o programa de paisagismo AutoLANDSCAPE, CAD para paisagismo, planta baixa humanizada e paisagismo em 3D
    Quero conhecer