Guia rápido do AutoLANDSCAPE


OBS.: Este artigo é valido para a versão 2009 do Sistema AuE Paisagismo.

Este artigo foi publicado na revista eletrônica da AuE Soluções, na coluna matérias técnicas, no mês de maio de 2011 e se aplica a versão 2009 dos programas. Para usuários de outras versões existem algumas diferenças.

Veja abaixo o conteúdo completo:

Aprenda as ferramentas básicas para utilizar o AutoLANDSCAPE
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 02/05/2011


Capitular Prepare-se para impressionar seu cliente com o AutoLANDSCAPE®, nosso software profissional de paisagismo para projetos em CAD.
O AutoLANDSCAPE® é auto-explicativo e muito simples de usar.
Este guia explica como utilizar o software e onde buscar ajuda, de forma que você possa usufruir melhor desta ferramenta. Você encontrará os primeiros passos, como funcionam algumas opções do software e ficará preparado para começar desenvolver seus projetos com muito mais agilidade. Bom trabalho!

Ativação do Sistema


No final da instalação foi solicitado que eu "ativasse" meu AutoLANDSCAPE. O que é a ativação e por que eu preciso fazer isto?


Para ajudar a reduzir a pirataria de softwares, o AutoLANDSCAPE usa o sistema de ativação do produto, que permite que sua cópia do AutoLANDSCAPE seja instalada em apenas um computador. Você pode ativar a cópia do AutoLANDSCAPE de uma destas maneiras:

Ativação via internet

Se você estiver conectado a internet, ao terminar de instalar o AutoLANDSCAPE serão solicitados alguns de seus dados. Preencha os dados corretamente, clique em "avançar" e seu software será ativado automaticamente.

Ativação por telefone

Se você não estiver conectado a internet será solicitado a ativação por telefone. Uma tela com alguns valores será aberta e o software será ativado através de um código. Entre em contato com o suporte da AuE Soluções para obter o código.


Spline X Pline


Tenho uma área desenhada no CAD que quero inserir grama, porém quando escolho o comando Boundary e clico na área aparece, uma mensagem de erro. Por que isto acontece?


A opção "Boundary" para a inclusão de áreas de inserção facilita o desenho dos polígonos, funcionando de forma semelhante à seleção de área do comando HATCH, do CAD, porém o Boundary não irá funcionar caso exista alguma SPLINE determinando uma das bordas da figura. Isto é uma incompatibilidade do CAD com o uso de bondary em áreas feitas com spline. Como o uso de SPLINEs causa problemas ao se utilizar o Boundary, sugerimos que seja feita a opção pelo uso de Polylines (PLINES) para se construir os canteiros no CAD. Para conseguir os canteiros em forma de "amebas" utilizando PLINEs a melhor forma é utilizando a opção "ARC".

No prompt do CAD digite: "PLINE", clique em "enter" e em seguida clique em um ponto da tela. Digite: "A" e clique em "enter".
Se desejar, digite "D" (Direction) para suavizar as curvas; o CAD pedirá outro ponto para indicar a direção do arco.
Clique em vários pontos na tela para ver o efeito.

leia nossa materia sobre o uso do boundary em Spline


Sistema de medidas


Tenho um projeto da casa de meu cliente desenhado em CAD e quero fazer o meu projeto de paisagismo com o AutoLANDSCAPE. Porém, quando eu insiro a planta no local, o desenho da planta aparece extremamente grande, cobrindo o desenho da casa. O que eu devo fazer para a planta aparecer com seu tamanho normal?


Os programas de CAD permitem que se desenhe usando qualquer sistema de medidas, pois o CAD usa Unidades de Desenho (Drawing Units) para desenhar, e essas Unidades de Desenho podem representar, na realidade, metros, centímetros, polegadas. Assim, o AutoLANDSCAPE pode ser configurado para trabalhar com qualquer uma destas unidades. Neste caso,você precisa saber a unidade de medida que você usa em seus desenhos de CAD para depois configurar o AutoLANDSCAPE.
Digamos que você desenhe em escala 1:1, ou seja, 1 unidade de desenho = 1m, neste caso o AutoLANDSCAPE deve estar configurado para metros. Se o desenho está em milímetros ou centímetros, o AutoLANDSCAPE deve ser configurado para a unidade usada.
Dica: O ideal é desenhar em escala 1:1, ou seja, 1 unidade de desenho = 1m. Se vamos fazer um canteiro retangular de 1x3 metros, desenhamos, então, um retângulo de 1x3 unidades de desenho (Drawing Units). Em milímetros, esse mesmo canteiro teria 1000x3000, em centímetros, 100x300.
Para configurar o AutoLANDSCAPE, clique no botão com um martelo e uma chave cruzados que fica no canto esquerdo da barra e clique em "Configuração do Sistema".



Em seguida, clique no botão "Opções de desenho" e selecione o sistema de medida de sua preferência.
Por fim, clique no botão de Salvar (com um disquete desenhado).

Leia também a materia com considerações sobre a escala do desenho


Hachuras no polígono


Terminei um projeto e, quanto verifiquei a legenda, percebi que os cálculos das áreas hachuradas estão errados, com valores muito maiores do que o tamanho da área desenhada no CAD. Selecionei as hachuras inseridas com o AutoLANDSCAPE, deletei e inseri novamente, porém o erro continua. O que devo fazer para a legenda exibir a quantificação certa?


Quando inserimos uma hachura em um polígono com o AutoLANDSCAPE as informações quantitativas não ficam armazenadas na hachura, e, sim, no polígono que é criado junto com a hachura. Sendo assim, não adianta deletar a hachura, pois a informação continua no polígono e aparece na legenda.
Para calcular corretamente será necessário deletar a hachura e o polígono, inserir novamente, apagar a legenda que foi gerada e gerar uma nova legenda.


UCS


Quando vou inserir os itens do AutoLANDSCAPE em meu projeto de CAD, estes vão para um outro ponto da tela. O que posso fazer para inserir os itens no local em que eu clico?


Este problema acontece quando o CAD não está com o UCS na posição correta. Para corrigir este problema, siga os seguintes passos:

Digite "UCS" na barra de comando do CAD e aperte a tecla "ENTER". Em seguida digite a letra "W" e aperte a tecla "ENTER". Agora tente plantar novamente


Pesquisa com Filtro


Como o banco de dados do AutoLANDSCAPE possui muitos itens, como faço para encontrar o item que eu desejo de forma rápida?


O AutoLANDSCAPE possui um banco de dados com informações técnicas de cada item. Para encontrar os itens você pode fazer um filtro, informando ao banco de dados apenas os dados que se encaixem com as características que você deseja.
Por exemplo, no caso de plantas, supondo você quer uma planta que FLORESÇA na PRIMAVERA, que tenha FLORES VERMELHAS e que ATRAIA BEIJA-FLORES, clique no botão do filtro, e marque estas características. Em seguida clique em "APLICA FILTRO" e o programa selecionará apenas itens com as características que marcou.



Também é possível salvar o filtro que você criou. Para isto, depois de selecionar as características desejadas, digite o nome para seu filtro na caixa de texto que fica no topo da tela e clique no botão com um disquete desenhado para salvar.

Leia também a matéria Selecionando itens no banco de dados


Ajuda


Está com dúvidas? Fique tranquilo, a AuE Soluções preparou um material de apoio para você. E, além disso, tem atendentes preparados para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo a tirar maior proveito do AutoLANDSCAPE.
Para obter dicas valiosas e mais informações sobre o AutoLANDSCAPE e seus recursos, confira os aquivos e links indicados abaixo:


Área do usuário


Na área do usuário você encontrará atualizações para download, um fórum para você cadastrar as suas dúvidas, Wiki, planos de fundo, títulos a vencer, matérias técnicas e muito mais. Acesse:
Área do usuário

*Será necessário preencher os campos "número de série" e "e-mail" para ter acesso a este material.
*O número de série acompanha o software e também está na nota fiscal.


Help Desk


AuE Soluções disponibiliza o serviço de Help Desk. Nele você acessa o histórico de todos os suportes que você realizou e pode consultá-los a qualquer momento, bastando fazer o login na área do usuário. Com isto, você poderá rever os procedimentos feitos para solucionar as dúvidas e problemas que já teve. Para utilizar o help desk acesse a área do usuário e clique na opção "CONTATO DE SUPORTE". Em seguida, clique na opção "Entrar no Sistema de Suportes Online - Help Desk" -

Veja o passo a passo de como utilizar o Help desk


Revista eletrônica


A revista eletrônica da AuE Soluções é mensal e leva a você, paisagista, novidades, dicas técnicas, entrevistas e muitas outras informações. Acesse:
http://www.auepaisagismo.com/


Vídeos


Assista nossos vídeos tutoriais em:

http://www.youtube.com/user/AutoLANDSCAPE#g/u


Suporte técnico


O suporte técnico da AuE Soluções funciona de segunda a sexta-feira, de 9h as 18h e 30min (Horário de Brasília) e funciona através de Chat online ou pelo telefone: 32 3217-1501.


Veja Também

  • Dicas de Uso AutoLANDSCAPE
  • Tipos de Inserção no CAD
  • AutoCAD - Dicas e Informações com o AutoLANDSCAPE
  • AutoLANDSCAPE 2000 (1x e 2x) e AutoLANDSCAPE 2002
  • Erros Vinculados ao Windows
  • Erros ao Desenhar no CAD - Configurações
  • O AutoLANDSCPAE insere sempre o mesmo item no CAD

  • Categoria: AutoLANDSCAPE | AutoLANDSCAPE 2000 a 2009 | Guia rápido do AutoLANDSCAPE
    0 ms
    AutoLANDSCAPE
    Conheça o programa de paisagismo AutoLANDSCAPE, CAD para paisagismo, planta baixa humanizada e paisagismo em 3D
    Quero conhecer