Preenchimento automático de áreas com aspersores


Existem duas opções de preenchimento automático, que estão localizadas na opção de inserção do objeto.

O resultado dos dois processos é semelhante, porém o método para se obter cada um é diferente.

Preenche PLINE

Selecionando esta opção o HydroLANDSCAPE irá solicitar a seleção de uma PolyLine no CAD, que já deverá estar desenhada para que o preenchimento seja possível.


Preenche c/BOUNDARY

A opção de preencher com BOUNDARY utiliza internamente um comando no CAD para obter o polígono (PLINE) que define uma área fechada no desenho. Funciona de forma semelhante ao processo de inserir hachura no CAD e possui algumas limitações:

1) A área deve estar completamente fechada para que o comando funcione, aproxime o zoom para encontrar "furos" entre suas linhas
2) O AutoCAD pode demorar muito para identificar a forma da área dependendo da quantidade de linhas e objetos que estão visíveis na tela. Congele os layers desnecessários e aproxime o zoom o máximo possível para que o comando funcione mais rápido.
3) Não é possível utilizar este comando com formas orgânicas baseadas em SPLINE. Caso seja preciso utilizar formas orgânicas você deve desenhar um polígono com vários segmentos de reta.



Configurações:

Na tela de configuração do HydroLANDSCAPE, na aba Desenhos, você pode escolher o percentual de tolerância e a distância do offset. Estes valores influenciam o resultado final do preenchimento:

O valor de Offset define a distância que os aspersores serão desenhados fora da borda do polígono. Este afastamento é útil para que os aspersores não sejam desenhados sobre paredes ou muros e para que a linha das tubulações não fique sobreposta a linha da borda de um canteiro, dificultando sua visualização.

O valor de tolerância define a variação aceitável de sobreposição de dois aspersores. Alterando a tolerância os aspersores poderão ficar mais próximos ou mais afastados quando o programa preencher uma área.

Por exemplo, caso o espaçamento definido seja 5m entre dois aspersores e a distância total entre dois pontos seja 11m o programa irá tolerar a variação de 10% posicionando os aspersores com 5,5m entre eles. Caso a distância entre os pontos extremos seja 13,5m e a tolerância 10%, o programa ira posicionar 3 com distância de 4,5m.


Observações:

O preenchimento automático é uma tentativa do programa e o posicionamento final deve ser revisado pelo projetista. O software deve ser encarado como um facilitador ao projetista, o software não faz o projeto nem tem a pretensão de acertar a distribuição em todas as situações.

Por exemplo:

No desenho abaixo o HydroLANDSCAPE fez automaticamente a disposição da esquerda e o projetista ajustou para a disposição da direita:

Veja Também

  • Configurar Esquemas de Bocais
  • Configurar Desenhos
  • Dicas para selecionar o ponto central dos aspersores
  • Selecionar bocal para um aspersor
  • Controle de Desenhos
  • Distribuição automática de aspersores e tolerância

  • Categoria: HydroLANDSCAPE | HydroLANDSCAPE 2018 | Conhecendo a Tela do Programa | Aba Aspersores | Preenchimento automático de áreas com aspersores
    0 ms
    HydroLANDSCAPE
    Conheça o HydroLANDSCAPE, software técnico para projeto de irrigação de paisagismo e áreas rurais
    Quero conhecer