Renderizando um projeto


Capitular No VisualPLAN é possível renderizar um projeto 3D. Nesse tópico aprenderemos a usar esse recurso que pode ser acessado através do botão Render que fica na aba Organizar.



O projeto que iremos basear para apresentar esse recurso, é o seguinte:



Podemos ver tudo que o VisualPLAN tem a oferecer, quando se aprende a utilizar seus recursos. Após terminar seu projeto, devemos clicar nesse botão e uma nova janela se abrirá:



Nessa janela é possível configurar o que deseja mostrar nesse modo renderizado, quanto mais opções selecionar, mais desempenho do seu computador o programa irá requerer. Tem ainda duas opções que configurará automaticamente para você, basta escolher entre Melhor Desempenho ou Melhor Qualidade. Vamos mostrar como fica quando a opção Melhor Desempenho é selecionada:



Nela podemos ver as opções:
Na parte inferior
- Zoom All: onde ao clicarmos, podemos ver todo o projeto a uma distância que caiba na tela;
- Diversas opções de visualizações: frontal, lateral, de cima, entre outras;
- Caminhar: nessa opção, você tem a visão de uma pessoa que caminha sobre o seu projeto. Abaixo temos uma imagem que representa isso:



- Tela Cheia: ao ativar essa opção, o programa cobrirá toda a tela do seu computador.
No lado direito
- Fotografar: onde você pode exportar uma imagem .JPG do que está aparecendo na tela;
- Gravar: onde você pode gravar um vídeo para mostrar ao seu cliente, utilizando todas as ferramentas informadas acima. E quando terminar, pode exportar esse vídeo em formato .AVI.
- Número de FPS (frames por segundo) que o seu computador está mostrando. Quanto maior esse número, melhor a visualização está.
Na parte superior
- Abrir: abre um arquivo .LND diretamente na parte do Render;
- Configurações: abre a tela de configurações que foi mostrada acima.

Quando a opção Melhor Qualidade é escolhida, aparece algumas opções extras que serão explicadas abaixo. Na imagem abaixo, podemos ver como o projeto fica:



Na parte inferior
- Porcentagem (%) de nuvem no céu: O percentual que vai de 0% (céu limpo) a 100% (céu fechado), para controlar as nuvens na visualização do céu;
- Posição do sol relativa à hora do dia: onde conseguimos alterar a hora e os minutos, para controlarmos a posição do sol, e consequentemente a luminosidade da visualização do projeto;
- Cor da água: Altera a cor da água, de uma água mais escura, para uma água mais clara;
- Adiciona e remove peixes da água: recurso que permite adicionar e remover peixes de recipiente de água que foi inserido. Conforme vemos na imagem abaixo:


Veja Também

  • Exportando uma imagem .JPG
  • Gravando um vídeo

  • Categoria: VisualPLAN | VisualPLAN 2018 | Renderizando um projeto
    0 ms
    VisualPLAN
    Conheça o programa de paisagismo VisualPLAN, planta baixa humanizada e paisagismo em 3D
    Quero conhecer