Sistema de Medidas


Tenho um projeto da casa de meu cliente desenhado em CAD e quero fazer o meu projeto de paisagismo com o AutoLANDSCAPE.
Porém, quando eu insiro a planta no local, o desenho da planta aparece extremamente grande, cobrindo o desenho da casa. O que eu devo fazer para a planta aparecer com seu tamanho normal?


R: Os programas de CAD permitem que se desenhe usando qualquer sistema de medidas, pois o CAD usa Unidades de Desenho (Drawing Units) para desenhar, e essas Unidades de Desenho podem representar, na realidade, metros, centímetros, polegadas. Assim, o AutoLANDSCAPE pode ser configurado para trabalhar com qualquer uma destas unidades. Neste caso,você precisa saber a unidade de medida que você usa em seus desenhos de CAD para depois configurar o AutoLANDSCAPE.

Digamos que você desenhe em escala 1:1, ou seja, 1 unidade de desenho = 1m, neste caso o AutoLANDSCAPE deve estar configurado para metros. Se o desenho está em milímetros ou centímetros, o AutoLANDSCAPE deve ser configurado para a unidade usada.

Dica: O ideal é desenhar em escala 1:1, ou seja, 1 unidade de desenho = 1m. Se vamos fazer um canteiro retangular de 1x3 metros, desenhamos então, um retângulo de 1x3 unidades de desenho (Drawing Units). Em milímetros, esse mesmo canteiro teria 1000x3000, em centímetros, 100x300.

Algumas pessoas, no entanto, gostam de desenhar em cm ou mesmo em mm. E se recebermos um desenho feito assim, o que fazer?

Neste caso, se quisermos passar o desenho para metros, precisamos usar o comando SCALE. Primeiramente, procure descobrir as medidas do desenho. Pegue, por exemplo, uma porta (ou outro elemento cujas dimensões sejam conhecidas ou estimadas por você) e meça a distância (comando DI) entre os batentes.
Se aparecer algo como 80, então o desenho está em cm. Se aparecer 800, estará em mm. Em seguida, descongele todos os layers (um layer congelado não pode ser editado). Digite SC, ,ALL (selecionará todas as entidades do desenho), e clique num ponto qualquer para servir de referência ao comando. Neste ponto, o comando pedirá o fator de escala a ser usado. Se o desenho foi feito em cm, o fator será 0,01. Se em mm, 0,001. Este procedimento, no entanto, não funciona se houver alguma cota no desenho. As setas e números permanecem com o mesmo tamanho. Neste caso, teremos de desenhar em cm ou mm.

Para configurar o AutoLANDSCAPE, clique no botão com um martelo e uma chave cruzados que fica no canto direito da barra e clique em Configuração do Sistema.



Veja Também

  • Converter uma Spline para Polyline
  • Escala
  • Boundary e Spline

  • Categoria: AutoLANDSCAPE | AutoLANDSCAPE 2016 | Perguntas Frequentes (F.A.Q.) | Sistema de Medidas
    0 ms
    AutoLANDSCAPE
    Conheça o programa de paisagismo AutoLANDSCAPE, CAD para paisagismo, planta baixa humanizada e paisagismo em 3D
    Quero conhecer