Entre en contacto
Hablar por el Whatsapp
+55 (32) 3217-1501
X

Recibe las novedades del sitio

¿Qué se mantendrá siempre informado de las novedades de AuE Software? ¡Informe sus datos para mantenerse en contacto!




Este Clipping é uma coletânea de artigos publicados em jornais e revistas sobre os produtos desenvolvidos pela AuE Software

Revista Tudo Sobre Jardins - Ed. 46 - Dezembro de 2018
Revista Tudo Sobre Jardins - Ed. 46 - Dezembro de 2018

Dossier - Software e Soluções Digitais para Paisagistas
(...)
AuE Software
A AuE Software, também conhecida como AuE Soluções, é a primeira empresa da América Latina a desenvolver softwares técnicos para paisagismo.

Tanto o AutoLANDSCAPE como o PhotoLANDSCAPE e o HydroLANDSCAPE são os únicos softwares do género desenvolvidos em língua portuguesa.

Em quase 20 anos de história, a AuE Software já conquistou mais de 4.000 clientes em toda América Latina, Europa e África, um feito impressionante no sector do paisagismo.

AutoLANDSCAPE®
O AutoLANDSCAPE® simplifca as principais etapas do projeto, desde a seleção das espécies, o desenho, a quantifcação, a listagem botânica até ao orçamento, cálculos e relatórios.

Desenhos representativos: Permite optar pelos diversos tipos de representações para ilustrar a sua proposta, com informações relacionadas sobre as espécies nomeadamente dimensões e espaçamento de plantio. A inserção no CAD é simples e no fm do projeto, com apenas um clique, pode gerar diferentes opções para impressão, como plano de obra, a cores ou 3D para estudo volumétrico.

Listagem botânica automática: Ao terminar o projeto, o programa insere a lista de plantas escolhidas.

Documentação ágil: O programa insere as fotos de todas plantas e/ou itens utilizados diretamente no CAD, com pouco cliques. Além disto permite gerar relatórios detalhados sobre as espécies e elementos utilizados no projeto.

Quantifcação e orçamento: é possível extrair o orçamento diretamente do projeto no CAD. O software gera tabelas de preços de fornecedores, sendo assim possível chegar ao custo total da obra
em minutos.

Planta baixa humanizada: Além de visualizar o projeto em 2D e 3D, o AutoLANDSCAPE tem a ferramenta VisualPLAN, que permite, com poucos cliques, gerar o projeto em planta de fácil leitura e ao mesmo tempo com impacto visual.

HydroLANDSCAPE®
Com o HydroLANDSCAPE® é possível a criação de projetos de irrigação de jardins. Totalmente em português, o software funciona com AutoCAD® ou IntelliCAD®, facilitando o uso profssional do CAD
nestes projetos.

Programa de computador para sistemas de rega, que agiliza e simplifca as principais etapas do projeto, desde a busca e inserção dos aspersores e válvulas, até à criação de setores, cálculos e orçamento. E agora também permite a inserção e quantifcação de cabos elétricos. O software importa as curvas de nível do Google, facilitando a obtenção da topografa do terreno para gerar os cálculos do projeto de forma precisa.

CalcLANDSCAPE®
Esta ferramenta, além de criar orçamentos, possui um sistema de manipulação de preços que permite guardar os preços de diferentes fornecedores e compará-los no fnal do projeto. Totalmente em português, o CalcLANDSCAPE® acompanha os softTopDRAW, Projeto em planta baixa humanizada HydroLANDSCAPE wares AutoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE e pode ser adquirido separadamente para o PhotoLANDSCAPE.

LandMANAGER
O LandMANAGER é um programa de computador que ajuda a gerir e manter espaços verdes. Tem como objetivo a gestão de todo o projeto, desde a fase inicial até à fnalização. Totalmente em português, o software faz integração com os demais produtos nomeadamente o AutoLANDSCAPE, o HydroLANDSCAPE e o CalcLANDSCAPE.
(...)
° Clique aqui para ver a imagem da matéria


Site Floricultura Azaléa
Site Floricultura Azaléa

4 Programas para Paisagismo e Jardinagem
Os campos de paisagismo e irrigação abrangem várias frentes de trabalho como, por exemplo, a parte projetual, a execução e a manutenção. Para facilitar o trabalho de arquitetos, paisagistas, engenheiros e agrônomos nada melhor do que contar com a tecnologia.

Existem atualmente diversos softwares e aplicativos para celulares que permitem a realização destas tarefas de forma muito mais precisa, fácil e rápida, o que garante um melhor aproveitamento de nosso tempo, além de, muitas vezes, proporcionar aumento no percentual de projetos fechados e consequentemente nos lucros.

Pensando nisto, o Paisagismo Digital criou uma lista com os melhores programas para quem trabalha neste ramo e quer se atualizar sobre o que está disponível no mercado.

1) AutoLANDSCAPE

O AutoLANDSCAPE® é um programa de computador para projeto técnico de paisagismo e jardinagem plug-in do AutoCAD® e IntelliCAD®*, todo em português (com a possibilidade de tradução para o espanhol).
Com ele é possível criar a planta baixa técnica, com detalhamentos e fotos (fundamental para um projeto executivo); gerar legendas com a quantificação, identificação e especificações de todos os itens (vegetação, mobiliários e pisos) de um jeito muito mais simples do que a quantificação manual, trabalho este que por sinal é bastante demorado.

Além disso, o software conta com um recurso muito interessante para valorizar a apresentação do projeto, o VisualPLAN (versão LT) que permite que com apenas um clique (literalmente) se obtenha a planta baixa humanizada e a visualização em 3D de seu projeto.

Ele conta ainda com o CalcLANDSCAPE®, um programa específico para orçamentos, no qual se obtém lista de fornecedores, geração automática da lista de insumos, atividades complementares e vários relatórios. Possui um banco de dados muito amplo, com mais de 2300 espécies vegetais com as devidas revisões botânicas, que permite ainda o download e a inclusão de novos itens. Possui ótimo custo benefício e, por ser um plug-in de CAD, necessita de um conhecimento básico do mesmo.

2)VisualPLAN

O VisualPLAN® é um programa de computador para projeto e apresentação de paisagismo através da planta baixa humanizada e da representação em 3D, todo em português (com a possibilidade de tradução para o espanhol).

Apesar de reconhecer arquivos “.dxf” (criados em plataformas CAD), e estar presente no AutoLANDSCAPE na versão LT (limitada), o software possui a versão Full que permite a elaboração do projeto sem a utilização de programas ou arquivos em CAD.

Com ferramentas de desenho intuitivas, um banco de dados extenso com mais de 2300 espécies vegetais com as devidas revisões botânicas, que permite o download e a inclusão de novos itens (inclusive objetos 3D de outras fontes), é possível criar projetos paisagísticos de maneira bastante rápida, gerar vídeos de apresentação e criar pranchas para impressão com legendas dos itens utilizados.

É uma excelente opção para aqueles que não têm grande facilidade com programas CAD, mas que buscam uma apresentação de qualidade. Além disso, no que diz respeito à elaboração da planta baixa humanizada, o VisualPLAN é de uma facilidade incomparável e de excelente qualidade final de apresentação, superando e muito, softwares de edição gráfica comumente utilizada, uma vez que não se tem o trabalho de “redesenhar” a planta do CAD. Assim como o AutoLANDSCAPE, possui excelente custo benefício.


3) PhotoLANDSCAPE

O PhotoLANDSCAPE® é o programa de computador para apresentação de projetos de Paisagismo e Jardinagem através de fotomontagem todo em português (com a possibilidade de tradução para o espanhol).

Com o banco de dados muito amplo (diferencial dos softwares da AuE), possui inúmeras imagens de plantas e demais itens de paisagismo, devidamente revisados e catalogados; grande número de mobiliários em 3D (permitindo a inclusão de modelos de outras fontes) para serem ajustados de acordo com a posição mais adequada à foto, além de uma série de efeitos que podem ser aplicados, como: sombras, reflexos e luzes, tudo de uma maneira extremamente simples.

Possui recursos e ferramentas de desenho bastante intuitivas e que permitem a criação de jardins verticais com grande facilidade. Dos softwares listados, é o de utilização mais fácil, mas que permite a apresentação de sua proposta de uma maneira rápida e de qualidade, ideal para a etapa de anteprojeto. Possui ótimo custo benefício!

4) LandMANAGER

O LandMANAGER® é um programa de computador para gerenciamento e manutenção de áreas verdes, que tem como objetivo o controle de todo o projeto, desde a fase inicial até o seu termino, ideal para quem também trabalha com a parte de implantação e manutenção de projetos paisagísticos.

Totalmente em português (podendo ser traduzido para o espanhol), o software faz integração com os demais produtos da empresa AuE Software, como o AutoLANDSCAPE, e o VisualPLAN. Permite a visualização do projeto com a inclusão de tarefas para cada item, separação por obras, atribuição de prazos, percentual de conclusão, previsão de custos, visualização em gráficos, criação de relatórios e ordens de serviço.

Ele conta ainda com um aplicativo que permite repassar a cada funcionário sua respectiva tarefa e sincronizar de acordo com o percentual de conclusão. É a melhor opção para gerenciamento de projetos de Paisagismo e Irrigação, principalmente pela possibilidade de integração com os demais softwares da empresa, mas funcionando muito bem de forma independente. Possui ótimo custo benefício.
Imagem e Fonte: Paisagismo Digital ° Clique aqui para ver a imagem da matéria


VivaDecora- Blog de arquitetura, design de interiores e paisagismo
VivaDecora- Blog de arquitetura, design de interiores e paisagismo

Os 5 melhores softwares de paisagismo para encher os olhos do seu cliente
(...)
Como fazer um projeto de paisagismo e quais os melhores softwares para isso? Se essas são as suas perguntas, parece que você foi fortemente atraído por este segmento tão inspirador do mundo da arquitetura.

O paisagismo estuda a composição de paisagens e é parte importante em um projeto de arquitetura. Com um software de paisagismo, o profissional consegue ornamentar ambientes externos de construções a fim de equilibrar a harmonia das edificações com as áreas verdes e abertas.

Para quem está começando agora na profissão ou mesmo para quem pensa em seguir esse caminho para dar um novo foco ao seu negócio e ganhar mais com a arquitetura, aqui vai uma lista com os 5 melhores programas de paisagismo.

Mais adiante, há um passo a passo que ensina como fazer um projeto de paisagismo de forma bem didática, tendo como referência um software para paisagismo muito fácil de ser utilizado.

3- AutoLANDSCAPE

Focado em paisagismo e arborização, o programa é na verdade um plug-in do AutoCAD e IntelliCA que automatiza processos em projetos de paisagismo e permite visualização em 3D.

Possui um banco de dados vasto com tipos de plantas, inclusive do Brasil, além de exibir o nome das espécies.

O programa traz recursos como quantificação e criação do memorial botânico, permite fazer orçamentos, calcular insumos e gerar relatórios do projeto para serem apresentados aos clientes.

Ou seja, é possível já saber o custo do projeto enquanto está sendo idealizado, evitando descobrir que algo ficou fora do orçamento do cliente quando já está tudo pronto.

Acesse o programa neste link: AutoLANDSCAPE

5 – PhotoLANDSCAPE

O PhotoLANDSCAPE é um software de paisagismo e arquitetura que produz desenhos em 3D e realiza projetos baseados em fotomontagem.

Possui um vasto catálogo de imagens para dar ares de realidade a um projeto, além de integrar um banco de imagens de plantas em grande dimensão, com descrição de espécies.

Assim como o AutoLANDSCAPE, o programa também é capaz de gerar orçamentos baseados em referências de fornecedores específicos. Uma das vantagens do programa é a sua interface com versão totalmente em português.

O software de paisagismo é um dos mais práticos da lista, por isso o usaremos como exemplo para um tutorial de como fazer um projeto de paisagismo usando o PhotoLANDSCAPE.

Acesse o programa neste link: PhotoLANDSCAPE

TUTORIAL: Como fazer projeto de paisagismo com o PhotoLANDSCAPE:

Abra o programa e clique em “Criar arquivo novo”;
Na coluna “Paisagismo”, localizada à direita, na parte superior da tela, está o catálogo para acesso de tipos de plantas e imagens, que podem ser arrastadas para a tela branca e assim adicionadas ao projeto;
Na aba “Arquivo” estão os temas a serem adicionados;
Em “Inserir”, é possível buscar fotos do terreno. A imagem pode ser ajustada à tela conforme a necessidade;
Do lado esquerdo da tela, há a paleta de opções para filtros e ferramentas de desenho. Ao clicar no ícone do polígono, o usuário poderá delimitar uma área com o objetivo de personalizar o piso. Basta clicar na região com o botão direito do mouse para que a área seja selecionada e fique pronta para ganhar um novo piso (grama, concreto, etc);
Vá em “Paisagismo” para escolher o tipo de grama e clique na imagem para que ela seja adicionada ao projeto;
Para edições na foto, como ajustar o brilho ou contraste, vá em “Formatação” para escolher a melhor iluminação para o projeto;
Para inserir árvores e outros itens como pedras e muros, basta ir em “Paisagismo”, escolher o tipo de item e procurá-lo no filtro de busca, por nome ou por código (disponível no catálogo acessível dentro do programa);
Para alguns objetos, é preciso ir em “Ferramentas” para adequar o item na perspectiva correta dentro da imagem. Com a imagem na tela, é possível redimensioná-la clicando sempre nas extremidades da seleção;
Após inserir todos os objetos para o projeto, é possível adequar a foto sob mais de um tipo de iluminação. Basta selecionar a foto inteira, acessando o botão retângulo, e depois clicando na aba Formatação > Efeitos > Noite. Em seguida, escolha a aba Início > Noturno ou Diurno, para escurecer ou clarear toda a área dando impressão de dia ou noite;
Com o projeto já finalizado, caso queira exportar a imagem do software de paisagismo, basta clicar em “Exportar” e escolher a extensão do arquivo (jpeg ou png). A imagem ficará disponível em uma pasta do computador.

Veja o vídeo de demonstração do PhotoLANDSCAPE
(...) ° Clique aqui para ver a imagem da matéria


Critt – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (UFJF)
Critt – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (UFJF)

Especial Graduadas: Aue Soluções inova em segmento da Arquitetura

Você sabe o que é paisagismo?

Este segmento da Arquitetura recria o ambiente da natureza, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade, além de ser de extrema importância para a manutenção do equilíbrio do ecossistema das cidades. Conheça agora AuE Soluções, empresa graduada pela Incubadora do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que atua na criação de softwares técnicos para paisagismo.

Com quase 20 anos de história, a AuE Soluções surgiu em 1997, fruto de um projeto de incubação no núcleo Gênesis – criado por meio de uma parceria entre a UFJF e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para o diretor da empresa, Guilherme Motta, a participação no projeto serviu como um estimulante para enfrentar os desafios do mercado. “Todos os cursos e as capacitações ofertadas pela estrutura de incubação foram sementes plantadas na minha cabeça, colaborando para o desenvolvimento da empresa”, ressalta.

Em 1999 foi criado o primeiro produto, o AutoLANDSCAPE, software que simplifica as etapas da criação de um projeto paisagístico, tornando simples as principais etapas: desde a seleção das espécies, o desenho, a quantificação até o orçamento. Com o aprimoramento deste programa, em 2003, a empresa lançou o PhotoLANDSCAPE, que permite a visualização da nova realidade do espaço a ser trabalhado. Além desses produtos, a empresa desenvolveu softwares direcionados para irrigação (HydroLANDSCAPE), orçamentos (CalcLANDSCAPE) e planejamento de projetos (LandMANAGER).

Motta afirma que os softwares atendem diferentes públicos, desde os grandes jardins à estrutura de uma floricultura, e que conquistaram seu nicho de mercado “Hoje, somos especializados em softwares de paisagismo e irrigação, atendendo variados clientes. Além disso, investimos na venda de cursos a distância para quem precisa aprender a trabalhar com eles”, explica.

Ampliando horizontes

Identificando as oportunidades no segmento, a AuE Soluções investiu em seus produtos para atender o mercado internacional. Visando ampliar a atuação na América Latina, foi criada uma versão em espanhol para os sites de conteúdo: Paisajismo y Jardin; e AuE Paisajismo. Além disso, investiram na criação de canais que permitem a venda para países da Europa, como Portugal.

O diretor Guilherme Motta explica que a imagem brasileira na América Latina, favorece a inserção da empresa no mercado “Em Portugal competimos com empresas americanas, que levam certa vantagem sobre a imagem que se tem de um produto brasileiro. Por outro lado, em países da América latina conseguimos uma aceitação maior, pelo prestígio do Brasil, reconhecido como uma economia forte e com oportunidades”, esclarece.

Além do portal Paisagismo Digital, a empresa possui uma revista eletrônica mensal, com veiculação exclusiva pela internet. Nela, são publicadas dicas técnicas que auxiliam o aprendizado para a utilização dos produtos, além de entrevistas com clientes referências no paisagismo nacional, bem como notícias e novidades do setor. Clique aqui e confira todas as edições disponíveis.

Outras informações: (32) 2101-3435 | Ramal 2014 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF) ° Clique aqui para ver a imagem da matéria


Revista Natureza - Ed. 303 - Abril de 2013
Revista Natureza - Ed. 303 - Abril de 2013

Novidades em Paisagismo Auxiliado por Computador
Revista Natureza - Ed. 303 - Abril de 2013

Novidades em Paisagismo Auxiliado por Computador

Novidades em Paisagismo Auxiliado por Computador

Atuando no mercado desde 1999, a AuE Soluções (www.auesoftware.com) é líder em software para profissionais de paisagismo e áreas verdes, os programas AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE são os principais em seus segmentos. Os portais www.paisagismodigital.com e www.auepaisagismo.com são acessados por milhares de internautas mensalmente em todo Brasil, Portugal e outros países da CPLP.

Facilitar o dia-a-dia dos profissionais, desenvolvendo e divulgando novas tecnologias, com esta missão a AuE Soluções anuncia o inicio da comercialização da versão 2012 dos seus softwares. Este lançamento, previsto para o final de abril, traz aos profissionais inúmeras novidades. Acompanhando a evolução da tecnologia os novos programas enfocam a usabilidade, a interação com o usuário e a integração cada vez maior com os portais da empresa.

Os três programas são desenvolvidos em conjunto, muitos recursos são compartilhados e o banco de dados é integrado. As novidades começam na tela Sistema AuE Paisagismo 2012, que apresenta os programas, traz as novidades do setor de paisagismo na coluna notícias e apresenta uma ampla gama de opções de ajuda e suporte. Mais que um programa é um ambiente completo de trabalho aos profissionais.

O novo AutoLANDSCAPE conta com um sistema de detalhamento, agora é possível associar desenhos de detalhe executivo aos itens do banco de dados, para que o programa monte a tabela de detalhes automaticamente no CAD. A interface está mais fluida e prática.

O novo PhotoLANDSCAPE utiliza recursos DirectX para produzir imagens aprimoradas utilizando melhor a memória e a placa de vídeo. Novos recursos foram introduzidos, como sombra automática e outros foram aperfeiçoados.

O novo HydroLANDSCAPE conta com um assistente para selecionar a bomba d água ao final do projeto, a partir dos resultados obtidos nos cálculos hidráulicos.

Um novo software foi introduzido na família, o CalcLANDSCAPE. Este é um programa específico para desenvolvimento de orçamento de paisagismo, trabalha com arquivos de orçamento compatíveis com os outros três programas e um sistema de relatórios sofisticado. Este programa se comunica com o Paisagismo Digital e obtem dados de fornecedores, atualiza listas de preços e mais.

Banco de dados aprimorado. Um ponto forte da AuE Soluções é o banco de dados de Plantas ornamentais e itens de paisagismo que integram os programas. Os botânicos da empresa se empenharam em revisar todas as informações segundo a APG III, oferecendo aos profissionais informações confiáveis e atualizadas. Além disto, nesta nova versão os usuários poderão baixar novos itens de fornecedores diretamente do banco de dados da AuE, atualizando dinamicamente pela internet.

Muitas outras novidades estão sendo introduzidas, acompanhe em www.auepaisagismo.com ou em www.auesoftware.com/2012/novidades

Guilherme Motta de Oliveira é Arquiteto formado em 1999, diretor técnico da AuE Soluções. ° Clique aqui para ver a imagem da matéria